Trabalhador

Cadastro do trabalhador

Qualquer trabalhador pode se cadastrar no SINE, cujo cadastro é de âmbito regional, abrangendo os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Para se cadastrar no sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), basta comparecer à Agência Municipal do Trabalhador portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (original);
  • CPF (original);
  • Carteira de Trabalho (original);
  • Número de inscrição no PIS/PASEP;
  • Comprovante de residência.

Os documentos do candidato têm que ser originais.

Atualização de cadastro on-line (MTE)

O cadastro pode ser feito também pela internet, no portal MTE Mais Emprego. Nele, além de cadastrar-se e pesquisar as vagas de emprego disponíveis no SINE, por meio do Sistema de Intermediação de Mão de Obra IMO o trabalhador poderá atualizar o cadastro e agendar entrevistas de emprego.

Acesse https://imo.maisemprego.mte.gov.br/imoweb/ e siga as orientações do site.

OBS: *Para acessar as ações de Intermediação de Mão de Obra pela Internet e ser direcionada para entrevistas de vaga de emprego é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o e-mail e os seguintes documentos PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, CTPS.

Encaminhamento ao emprego

O trabalhador interessado em alguma vaga publicada deve comparecer à agência para receber a carta de encaminhamento, contendo o contato da empresa, o horário e o local da seleção.

Cada candidato poderá receber até três encaminhamentos para entrevista de emprego.

Seguro-desemprego

O seguro é um benefício de assistência financeira temporária oferecido ao trabalhador que ficou desempregado. O valor mensal mínimo a ser concedido ao trabalhador é de um salário mínimo e o máximo, de dois salários mínimos. Já o número de parcelas varia entre três e cinco. O valor e o tempo do benefício variam de acordo com a faixa salarial e o tempo de trabalho do beneficiário.

Para ter acesso ao seguro-desemprego, o trabalhador deve agendar o atendimento em agendamento.vitoria.es.gov.br e, na data e hora agendada, deve comparecer à Agência Municipal do Trabalhador (SINE) munido dos seguintes documentos originais:

  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Requerimento de seguro-desemprego via web, fornecido pela empresa;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), fornecido pela empresa e termo de quitação ou homologação;
  • Comprovante de saque do FGTS ou extrato analítico da conta do FGTS;
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de escolaridade.

Quem pode requerer o Seguro Desemprego

Pode requerer o Seguro Desemprego o trabalhador desempregado que:

  • Tenha sido demitido sem justa causa;
  • Se 1ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar no mínimo 12 (doze) salários nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
  • Se 2ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar mínimo 9 (nove) salários nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data da dispensa;
  • Se for a partir da 3ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar 6 salários consecutivos imediatamente anteriores à data da dispensa.

Quando requerer

O prazo para requerimento é de 7 a 120 dias após a demissão.

Mais informações

Mais informações podem ser encontradas na página da internet do Ministério do Trabalho e Emprego.