Trabalhador

Cadastro do trabalhador

Qualquer trabalhador pode se cadastrar no SINE. Para se cadastrar no sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), primeiro deve efetuar o cadastro no gov.br o que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo, para isso, basta acessar o site sso.acesso.gov.br/login, efetuar o seu cadastro.

Encaminhamento ao emprego

Com o cadastro no gov.br efetuado, o trabalhador conseguirá se candidatar as vagas existentes no banco de dados do SINE através do site trabalhavix.vitoria.es.gov.br onde consegue se candidatar às vagas existentes e consegue também ativar o alerta para novas vagas que se adequem ao seu perfil.

Outra opção é o aplicativo SINE fácil trabalhador (disponível na play store), neste caso, basta baixar e instalar o aplicativo. Nele encontrará todas as vagas disponíveis e poderá se candidatar a vaga e agendar a entrevista. Lembrando que somente é possível se candidatar a vagas que são adequadas ao perfil que foi preenchido no cadastro gov.br .

Seguro-desemprego

O seguro é um benefício de assistência financeira temporária oferecido ao trabalhador que ficou desempregado.

Para ter acesso ao seguro-desemprego, o trabalhador deve baixar e instalar o aplicativo carteira de trabalho digital, disponível na play store. O próximo passo é informar login e senha, caso não tenha, deve efetuar o cadastro no gov.br sso.acesso.gov.br/login . Uma vez dentro do aplicativo, basta acessar a aba benefícios, depois seguro-desemprego e clicar na opção solicitar seguro-desemprego, logo após, deve digitar o número do requerimento e clicar em localizar.

Deve conferir se os dados estão corretos e clicar na opção estou ciente e concordo com as regras e finalizar com o comando concluir. A outra opção é fazer a solicitação através do site www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego e seguir as orientações.

Após finalizar o procedimento de solicitação do seguro desemprego conforme orientação acima, em caso de dúvidas ou alguma pendência, basta entrar em contato pelo telefone 156 e realizar a abertura de um chamado.

Quem pode requerer o Seguro Desemprego

Pode requerer o Seguro Desemprego o trabalhador desempregado que:

  • Tenha sido demitido sem justa causa;
  • Se 1ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar no mínimo 12 (doze) meses trabalhados e 12 (doze) salários recebidos nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
  • Se 2ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar mínimo 9 (nove) meses trabalhados e 9 (nove) salários recebidos nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data da dispensa;
  • Se for a partir da 3ª solicitação, o trabalhador precisa comprovar 6 salários consecutivos imediatamente anteriores à data da dispensa.

Quando requerer

O prazo para requerimento é de 7 a 120 dias após a demissão.

Mais informações

Mais informações podem ser encontradas na página da internet do www.gov.br/economia/pt-br ou pelo telefone do SINE Vitória (27) 3132-5310